Analista de dados x cientista de dados: quais as diferenças?

O cientista de dados tem a capacidade de identificar padrões complexos nos dados e desenvolver algoritmos e modelos que permitem prever tendências, comportamentos do consumidor, riscos e oportunidades de negócio. Ele utiliza técnicas estatísticas e matemáticas avançadas para extrair informações relevantes e tomar decisões baseadas em dados. O analista de dados fornece informações que auxiliam na tomada de decisões estratégicas, fornecendo insights e análises para os gestores da empresa.

Por exemplo, os cientistas de dados precisam saber como usar aprendizado de máquina e estruturas de grande escala. Os cargos de analista de dados e cientista de dados podem parecer iguais ​​para quem está fora da área, mas, na verdade, essas duas funções são muito diferentes. Os analistas comparam dados estatísticos para identificar tendências e padrões, enquanto os cientistas de dados criam estruturas e modelagem de dados para capturar dados. Por outro lado, o cientista de dados precisa de visão de negócio, além de interpretar as informações de maneira mais complexa. Assim, não só é capaz de apontar caminhos, mas também utiliza conhecimentos em programação para arquitetar processos, utilizando os dados que possui para criar novas soluções.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

Embora sejam similares, cada um tem uma função distinta e as duas ocupações podem até ser complementares. Eles ensinam aos indivíduos habilidades importantes em modelo linear e regressão, técnicas de mineração, propriedades de distribuições, testes estatísticos, arquiteturas de dados e técnicas de aprendizado de máquina. Os cientistas de dados estão mais focados https://deliriumnerd.com/2024/04/22/cientistas-de-dados-empresas/ no desenvolvimento de novos métodos, sistemas de automação, estruturas de dados e outras ferramentas para extrair os dados necessários para resolver problemas de negócios. Além disso, o cientista de dados é responsável por utilizar técnicas de visualização de dados e storytelling para comunicar os resultados das análises de forma clara e impactante.

Por outro lado, os analistas de dados têm habilidades avançadas de Excel para armazenar e interpretar os dados coletados. Eles também têm conhecimento proficiente de ferramentas de visualização, como Tableau e Power BI, além de habilidades em linguagem de programação. Boas habilidades de comunicação permitem que os analistas de dados transmitam suas descobertas aos membros da equipe e líderes em termos simplistas. Alternativamente, graus comuns para cientistas de dados incluem matemática, estatística, ciência da computação e engenharia. Os analistas de dados trabalham como parte de uma equipe interdisciplinar para atualizar os objetivos da empresa por meio da mineração, limpeza e análise de dados.

Um analista de dados também é responsável por criar relatórios e apresentações

A partir disso, ele é capaz de apontar padrões e indicar caminhos, fazendo previsões mais concretas. Com isso, gera relatórios e gráficos que indicam caminhos para a empresa funcionar de forma mais eficiente. E com curso de cientista de dados as vantagens de uma pós-graduação a distância, quem atua nessa área pode seguir se aperfeiçoando remotamente, de casa ou onde for mais conveniente, aliando o aperfeiçoamento profissional com a rotina de cada um.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *